Cientistas da University of California, em Los Angeles, EUA, constataram que a meditação pode aumentar certas regiões do cérebro.
O estudo, submetido para publicação na revista “NeuroImage”, contou com a participação de 44 indivíduos, que foram divididos por dois grupos: o primeiro era composto por 22 elementos que praticavam várias formas de meditação, prática que mantinham, em média, há 24 anos; o segundo grupo, com o mesmo número de elementos, funcionou como grupo de controlo. Mais de metade dos meditadores praticava concentração profunda durante cerca de 10 a 90 minutos, todos os dias.
Para medir as diferenças estruturais do cérebro, os investigadores utilizaram uma ressonância magnética tridimensional e adoptaram dois tipos de abordagem. Uma em que o cérebro foi automaticamente dividido em diversas regiões de interesse, o que permitiu que os investigadores comparassem o tamanho de certas estruturas do cérebro. Na outra abordagem, o cérebro foi dividido de acordo com diferentes tipos de tecido, o que permitiu comparar a quantidade de massa cinzenta em regiões específicas do cérebro.
O estudo revelou que as medições cerebrais eram maiores nos meditadores do que nos elementos do grupo de controlo, sendo que os meditadores apresentavam um maior volume do hipocampo direito e uma maior quantidade de massa cinzenta no córtex órbito-frontal direito, no tálamo direito e no lobo temporal inferior esquerdo, regiões estas conhecidas por regular as emoções.
De acordo com a líder da investigação, Eillen Luders, as diferenças encontradas na anatomia do cérebro das pessoas que fazem meditação poderão explicar por que é que estas têm estabilidade emocional e capacidade de cultivar emoções positivas.
Há tanta gente que precisa de meditação profunda!!!!
ResponderEliminarParabéns! Continuem...
Es
Muito interessante este artigo!! :)
ResponderEliminarA questão é, será que resulta mesmo? Humm de qualquer forma meditar é útil em muitas situações, até para mantermos a nossa "mente sã" e esta será mais uma das saudáveis razões para o fazer :)
Beijinhos