27.3.10

Saúde britânica contempla terapias alternativas

O papel de terapias alternativas como a reflexologia, o tai chi e a massagem recebeu pela primeira vez o apoio do sistema de saúde britânico.

O Governo reconhece oficialmente os benefícios deste tipo de tratamento para atenuar sintomas da esclerose múltipla. As directrizes são dirigidas aos profissionais de saúde e significam, na prática, que os médicos falem aos seus doentes da possibilidade de tratamentos alternativos durante as consultas. A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central que leva à incapacitação progressiva.

Técnica de Tai Chi
As terapias contempladas incluem o tai chi, uma técnica chinesa de movimento corporal que ajudará a desenvolver energia e a promover o bem-estar físico e psicológico, há muito referida como passível de melhorar problemas digestivos e respiratórios e aliviar o stress; a massagem, que estimula o fluxo sanguíneo e ajuda ao relaxamento; a reflexologia, que consta de massagens aos pés para estimular outras partes do corpo; e a terapia do campo magnético, que utiliza irradiação de ondas magnéticas para compensar défices de energia. De fora ficam terapias como a acupunctura, o ioga, remédios de ervanária e a aromaterapia.

Em todos os casos, os doentes são aconselhados a informar os médicos caso decidam seguir o caminho de qualquer medicina complementar. Grande parte da responsabilidade e do risco destas terapias, tanto médico como financeiro, ainda é sobretudo colocado em cada paciente, individualmente. Espera-se que novas directrizes do mesmo órgão também confiram algum papel às terapias complementares no tratamento da depressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário