A investigação científica relativa aos eventuais benefícios do chá na saúde encontra-se ainda numa fase preliminar, pelo que é difícil saber exactamente quais os benefícios que poderão advir para a saúde dependendo da quantidade de chá que beber.
Recentes estudos mostram uma associação entre o consumo de chá e uma redução do risco de doenças do coração. Por outro lado, algumas descobertas sugerem que a ingestão de chá tem um papel importante na prevenção de várias formas de cancro.
O chá pode conter cafeína, um estimulante activo habitual causador de bem-estar, embora a infusão de chá verde ou preto contenha menos cafeína do que o café. Note, no entanto, que se consumir por dia elevadas doses de chá com cafeína poderá ter sintomas como irritabilidade, insónio, palpitação cardíaca ou tonturas - como em tanto outros casos, é no meio que se encontra a virtude.
Os radicais livres são substâncias nocivas que se formam naturalmente no corpo e no meio ambiente, por acção do Sol, poluição do ar, alimentos fritos ou grelhados no carvão. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo dos efeitos por eles causados.
O chá é o único alimento sem contra-indicações para pessoas saudáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário