O estudo, liderado pelo investigador Raymond Chang, refere que os benefícios da técnica para a fertilidade feminina revelou poder ajudar a reduzir o stress, aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutivos e ajudar a normalizar a ovulação, factores necessários para ajudar a conceber. Por isso, adianta o cientista, as mulheres deveriam acrescentar a acupunctura aos tratamentos contra infertilidade.
«Quem tenta ter filhos costuma experimentar várias técnicas diferentes, e a acupunctura certamente é uma boa alternativa, já comprovada», acrescentou Chang.
A acupunctura, uma terapia antiga que surgiu na China há mais de dois mil anos, consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. A teoria da medicina tradicional chinesa diz que esses pontos são conexões com vias de energia (meridianos) que correm pelo corpo, e a técnica ajudaria a manter esse fluxo energético natural.
Muitos estudos anteriores já demonstraram os benefícios da técnica quando associada a outros tratamentos de fertilização. Um destes estudos descobriu que as mulheres que acrescentam a acupunctura ao tratamento de fertilização in vitro apresentam mais probabilidades de engravidar do que as tratadas apenas com a técnica de reprodução medicamente assistida.
Chang adiantou que um estudo anterior também demonstrou algumas surpresas para as mulheres que usaram apenas a acupunctura. Apesar de não terem recorrido a outros tratamentos de fertilização, estas mulheres mostraram uma maior propensão em conceber no mesmo prazo do que utilizaram medicamentos para combater os problemas de fertilidade. «Essa conclusão indica que a acupunctura pode ser usada sozinha como tratamento padrão», acrescentou o investigador à Reuters.
Em relação a explicações ocidentais sobre como a acupunctura poderia afectar a fertilidade, os cientistas descobriram que a técnica pode exercer influência sobre os centros no cérebro que afectam a ovulação, além de reduzir o stress. Chang explicou que, como o stress pode impedir uma mulher de ovular, a sua ausência geralmente promove a fertilidade. Essa tendência poderá ajudar a explicar a razão pela qual muitas mulheres extremamente stressadas param de menstruar, mas também as razões que levam os casais a conceber quando estão em viagem ou em outras actividades de lazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário