16.1.10

Acupunctura diminui dor durante o trabalho de parto

Um estudo publicado na revista científica “Birth” sugere que as mulheres que são submetidas à acupunctura durante o trabalho de parto e parto têm menos necessidade de recorrer a analgésicos ou a métodos invasivos para aliviar a dor.


Lone Hvidman e os seus colaboradores, do Aarhus University Hospital, na Dinamarca, contaram com a participação de 603 mulheres que estavam em trabalho de parto e que pediram medicação para o alívio da dor.
Para este estudo foram considerados três grupos distintos. Um grupo em que as mulheres foram submetidas à acupunctura, um outro em que as mulheres foram submetidas à neuroestimulação eléctrica transcutânea (TENS) e um terceiro grupo em que foram usados métodos mais usuais para o alívio da dor, como banho morno, óxido nítrico, anestesia epidural ou administração de petidina.


O estudo revelou que 58,9% das mulheres que foram submetidas à acupunctura necessitaram de usar medicamentos ou métodos invasivos para o alívio da dor contra 69,4% das mulheres que foram submetidas à neuroestimulação eléctrica transcutânea e 83,2% das mulheres que foram submetidas a métodos mais usuais para o alívio da dor.

No grupo que tinha sido submetido à acupunctura, 59% das mulheres revelaram que a técnica permitiu algum alívio da dor, 55% consideraram-na bastante calmante e 53% afirmaram ainda que iriam utilizar a acupunctura nos próximos partos.

Relativamente ao grupo que foi submetido à neuroestimulação eléctrica transcutânea, 34% afirmaram que aliviou a dor, 23% declaram-na calmante e 18% disseram que iriam utilizar esta técnica de novo.

1 comentário:

  1. Olá, gosto muito do vosso blogue. É um tema muito pouco abordado e foi sem dúvida uma óptima escolha! ;-)
    Achei este artigo muito interessante... Não tenho muitos conhecimentos sobre medicina alternativa por isso espero com o vosso projecto aprender muitas coisas novas!
    Bom trabalho!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar