O director da Universidade de Medicina Chinesa, Pedro Choy, garante que esta combinação de acupunctura e ervas chinesas é mais eficaz contra a gripe A do que o Tamiflu.
A garantia foi dada pelo especialista em declarações à agência Lusa, a quem disse que «a medicina chinesa tem demonstrado cientificamente ser mais eficaz do que os métodos da medicina convencional».
Pedro Choy, que vai defender esta tese num seminário do IX Congresso Internacional de Medicina Chinesa - que arranca hoje e se prolonga pelos próximos dois dias -, apontou que há estudos comparativos entre a eficácia do tratamento tradicional e do tratamento da medicina chinesa.
«Os resultados desses estudos dizem que, em comparação com o Tamiflu, [a medicina tradicional chinesa] seria pelo menos 15 por cento mais eficaz em termos de resultados e com [uma relação] custo/beneficio muito superior, sobretudo para a China, porque as suas ervas estão lá e são praticamente gratuitas», disse à Lusa, adiantando que estes são resultados publicados e reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Pedro Choy atribuiu o pouco uso dos métodos da medicina chinesa a «uma xenofobia científica», recordando que «a China tem participado a par e passo da evolução científica do Ocidente».
«Os europeus vêem os estudos científicos chineses e dizem que não usam porque não valem, mas se o mesmo estudo for feito por um professor catedrático europeu já tem valor», disse.
in www.tvi24.iol.pt, 20.11.09
Estou a gostar do vosso empenho. Ainda podem melhorar o vosso blogue. Continuem empenhados...
ResponderEliminarES